Parabéns, Mimi mais linda!




Hoje a mãe faz anos. O pai também. Hoje, fazemos anos de sermos pais. Mas não é o mais importante.



Hoje, a Mimi faz anos! Parabéns, querida filha.




Não vale a pena falar do que cresceste. Está a olhos vistos. De um pequeno ratinho, chegaste a uma menina ágil e crescida, de olhar expressivo e sorriso maroto. De um amor pequenino, és o amor maior e tão cheio ainda de espaço para crescer.

Gostamos de ti assim. Arisca e independente. Gostamos da Mimi que não gosta de beijinhos nem de abraços, mas que está sempre pronta a piscar o olho e a entregar o mais gostoso carinho do mundo. Não te obrigaremos a dar beijos ou abraços. Descobrirás e irás saber a quem dá-los e o momento certo.

Gostamos de ti assim. Faladora e curiosa. Gostamos da Mimi que tem prazer em falar, em perguntar “quem é?” e que, todos os dias, diz coisas novas e aponta o dedo para saber do que se trata. Continuaremos a responder-te, a soletrar as palavrinhas e a querer que, em ti, vás guardando o mundo.

Gostamos de ti assim. Provocadora e desobediente. Gostamos da Mimi que convictamente diz não e que olha de lado, como que a perceber onde está a fronteira do final da paciência. Vamos continuar a controlar o riso e a contrariar os teus caprichos, mesmo quando apetece encher-te de beijos.

Gostamos de ti assim. Organizada e metódica. Gostamos da Mimi que sabe o que irá fazer a seguir, que coloca os livros na estante e que compõe o tapete quando está desalinhado. A mesma Mimi que limpa o seu lugar e o chão com a talhita (mesmo que seja aquela com que acabou de limpar as mãos) e que põe a roupa na máquina e que ensina aos seus bebés que “éta máquina é roupa” e “éta máquina é lóça”. Que assim sejas sempre.

Gostamos de ti assim. Peixinho da água da Raquel. Gostamos da Mimi que adora a pixina e a Raquéu da natação mas que não cumpre metade das indicações porque só quer dar megulhos. E queremos muito que continues enérgica e ativa, mesmo quando estamos a morrer de cansaço e a tua pilha imaginária se mantém na carga máxima.

Gostamos de ti assim. Feliz na escola. Gostamos da Mimi que não chora de manhã, que vem sorridente no final do dia, que conta o que fez e que enumera os seus amigos (sendo que o Vivi surge umas trinta vezes na lista). A mesma Mimi que tem uma paixão gigante pela Móquica e que cresce no mimo da sua outra casa. E nós somos tão mais felizes por isto.

Gostamos de ti assim. Autoritária e ousada. “A mãe apanha.” “Liga o carro.” “Pai, espera.” “Mãe banho. Pai cómida.” “Ó mãe, num fajisso.” “Num qué xopa.” “Mimi tira.” “Mimi faz.” “Mimi pimpa (limpa).” Ordens em repeat, todo o dia. E o piadão que tem?

Gostamos de ti assim, Cuquinha dos pais. Porque fazes os nosso dias tão mais felizes e desafiantes. Podemos nem sempre fazer o melhor, mas fazemos tudo da melhor forma. Aquela que sabemos irá levar-te onde acreditamos ser o lugar certo.

Queremos (e queremos muito) que sejas uma menina feliz e boa, que sabe o que quer mas que sabe também perceber o que os outros querem. E continuamos a acreditar que estamos já a construir-te assim.


Parabéns, querida, doce e linda Mimi. Que os teus olhinhos meigos continuem a brilhar e a fazer-nos sorrir. Que continues a caminhar firme e com os teus (pequeninos) objetivos bem marcados. E que, nos próximos doze meses, continuemos a crescer, a ser melhores e, no final de cada dia, estejamos sempre ansiosos por chegar a casa e, ali, saber que está o porto mais seguro.

💗💗💗

Comentários

Mensagens populares