Não estar mas ser. Sempre.


A Mimi é, como normal na sua idade, uma miúda curiosa. Pergunta o porquê de tudo e insiste até se sentir satisfeita com a resposta, até compreender o que quer e necessita. Ótimo!

Ao mesmo tempo, da vida da Mimi fazem parte as opções que vamos tomando. E, dos seus dias, fazem parte todas as emoções e sentimentos que vivemos. Foi este o caminho que escolhemos e tudo, para ela, terá sempre uma explicação e um nome. Sempre, obviamente, na medida daquilo que consegue entender...

A Mimi tem um Avô Álvaro, uma Avó Lena, um Avô Zézé, uma Teresa e uma Avó Ana. Uma Avó Ana que nunca viu. Mas por quem pergunta. Muitas vezes.

Surpreendeu a primeira vez, há muitos meses, quando, a caminho de casa, num dia de chuva forte, berrou lá de trás: - Mãeeee, estão muitas nuvens e assim não vejo a Avó Ana! Uns dias mais tarde, à noite, - Mãe, onde está a Avó Ana que te pegava ao colo? E quem é que te pega ao colo agora?

- Mãe, mostra-me as fotografias. – Mãe, por que é que a Avó Ana foi para o Céu? – Porque tinha um dói-dói muito grande. – E por que não puseram pomadinha? – Mas ela não era velhinha... – Ela levou mochila, com as suas coisas?

Perguntas, umas atrás de outras. Vivemos bem assim. Há uma Avó Ana que faz parte dos seus dias, que lhe levanta dúvidas, com quem ela fala, de vez em quando (ainda não sei bem o que lhe diz), e que não causa qualquer estranheza.

Nem sempre é fácil responder. Há dias de fragilidade, outros em que escolhemos as palavras. Outros em que achamos um piadão. No fundo, queremos que haja uma miúda bem resolvida, que sabe que os pais são o que tiveram e que a Avó, não estando, está.

A onze anos de distância, Mãe, irias achar o máximo esta Mimizocas que não se cala e que chama por ti, que tenta perceber, à noite, que estrela és e que, durante o dia, pergunta o que estás a fazer. És, agora o Anjo, que não deixa que lhe doam muito as quedas que dá [obrigada, doce Fátima, pela ajuda].  

[há muito, palavras guardadas na gaveta. não a abri antes, por motivos vários; tranquilidade mais do que todos os outros. hoje é o dia.]
☆☆☆

Comentários

Mensagens populares