O fim. O início.


A Mimi entrou no Externato, pela primeira vez, aos quatro meses e quatro dias. Terminou a sua etapa naquela casa, no passado trinta e um de agosto, precisamento no dia em que fez os três anos.

Foi ali que a Mimi cresceu, que deu os primeiros passos, que começou a falar, a comer, a tornar-se independente. Foi ali que lhe deram muito colinho, muitos abraços e beijinhos. Também ali ficou doente e trataram dela. Fez os primeiros amigos e fez dos adultos seus exemplos. Excluindo três dias, e devidamente justificado o motivo, nunca quis não ir para a escola. Férias, fins de semana e feriados... Um domingo, há não muito tempo, venceu-me pela teimosia e fui lá à porta mostrar que estava efetivamente fechado. 

A Mimi foi feliz no Externato e ficaremos, para sempre, no coração, com a Mónica, a Cristina, a Glória, a Cátia, a Isabel, a Náná, a Maria, a Catarina, a Sónia, a Sofia, a Ana, a Denise, a Raquel, o Prof. Jorge e todos os outros sorrisos que nos trouxeram até aqui.

Com os três anos, chegou a hora da saída. Mimi muda-se para a escola dos crescidos, mais perto da mãe mas longe dos seus companheiros de brincadeira. Entre nós, a incerteza da reação. 

Fomos preparando a mudança. Começámos a levá-la até ao Colégio para brincar no recreio, no final do dia. Falámos (muito) no assunto e, para evitar que fosse tudo muito rápido, na última semana de agosto, pequena Mimi apenas foi ao Externato no dia 31, para que festejasse o aniversário com os amigos. 

Sabíamos que iria ser difícil. Imaginávamos que fosse chorar o dia todo, que não comunicasse, que se isolasse, que pedisse para ir para o Externato e que quisesse os amigos. 

Está passada a primeira semana. Sabíamos, pois, que ia ser difícil. Mas não foi! Um choro nas três primeiras manhãs, ultrapassado em menos de cinco minutos, com a ajuda do colinho que a recebe. Ainda muita vergonha mas outro tanto de brincadeira e novos amigos. Diz adeus e manda beijinhos à mãe, quando se cruzam, e segue a vidinha dela. No final do dia, vem feliz. E que felizes ficamos também!

Inexplicavelmente, apenas ontem, quinta-feira, perguntou pelo Externato. - Mãe, o meu Externato João XXIII? - Está do outro lado. Um dia destes, vamos lá fazer uma visita, sim? - Xim. [assim mesmo, sem crises.]

Continua a ter (outros) miminhos e bons que são... Continua a ter todo o mimo do mundo. E regras, horários, rotinas. Como se quer! 

Se vai, pela manhã, entusiasmada como ia? Não, não vai! Mas foram só cinco dias e sabemos, sem dúvidas, que esse dia chegará. Pelo que temos visto, mais cedo que esperaríamos!

Abre-se agora, o nosso coração, a esta vida e a todas as pessoas novas que nela entraram. Aqui se mantém também o Externato, a doce Mónica e todos os meninos que vimos crescer e que manteremos por perto. 

Foi um adeus de um lado. Tudo começou de outro. Foi bom!
Feliz pré-escola, querida Mimi. 
💗💗💗

Comentários

Mensagens populares