Liberdade. Sempre. Soares





Estava longe de atingir o meu direito ao voto. Andava na quarta classe e a minha brincadeira preferida era jogar aos elásticos. Nove anos e, na rua, eleições presidenciais e autárquicas. 

Mário Soares.


 

Foi a ouvi-lo e a vê-lo que comecei a gostar de política e a ouvir políticos. Depois dele, talvez tenha ouvi poucos. Todos me soam a pseudo-qualquer coisa. Foi com Mário Soares que comecei a gostar de campanhas, a ouvir os hinos ao longo das semanas e a ficar nervosa enquanto, em casa, ouvíamos a Rádio Douro Sul, à espera dos resultados.

Em Lamego, colecionei os autocolante do MASP (Movimento de Apoio de Soares à Presidência) e do MARV (Movimento de Apoio a Rui Valadares). Entrava, diária e orgulhosamente, na sede de campanha socialista, junto ao café que os meus pais frequentavam. Só porque sim, para sentir aquele cheiro a panfletos, tentar perceber aquelas conversas e, fazendo-me muito adulta, fazer qualquer coisa que fosse necessário. E, até hoje, guardo a memória destas duas eleições.

Raramente, hoje, me ouvem a discutir ou a comentar assuntos políticos. Não consigo discutir clubismo e é assim que vejo e ouço a maior parte dos também pseudo-entendidos nestas coisas. Como se defendessem um clube ou uma cor. Mas gosto. Gosto muito. E se devo esta pequena paixão às conversas que havia lá por casa, também o devo ao Presidente Soares.

Achei que ele nunca iria morrer. Afinal, carisma poucos têm e faz falta. Faz falta quem se chegue à frente, quem dê o corpo à balas e a cara pela luta. Faz falta quem mova multidões e promova paixões. Mário Soares faz falta.

E, a nós, faz-nos falta a memória que alguns vão perdendo. Pobres! Não temos, efetivamente, que gostar de toda a gente. Mas se hoje podem dizer mal, regozijar-se com o fim da vida, a ele, em parte maior, o devem. Ironias... Liberdade, sempre! E isso não haverá nunca quem pague.

Comentários

  1. olá!Conheci hoje o seu blog. E gostei muito.Acabei por fazer um scroll down e descobri que tem 35 anos, andou num colegio e conhece a Serra das meadas.Eu tenho 33anos, sou de Lamego e também andei no Colegio.Será que a conheço?Podemos voltar a falar?O meu e-mail mdfccneves@gmail.com
    Felicidades

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares