Recordação.









“…
e aqueles que por obras valerosas
se vão da lei da morte libertando



Recordou-me, há pouco, o Dr. J.A., que faria hoje anos o Pd. Acácio. Desculpem-me os acérrimos defensores do bom cumprimento do protocolo, mas foi assim, até ao final, que sempre o tratei, que sempre quis que o tratássemos.



Foi, para nós, mais do que o pároco. Foi o amigo, a ajuda sempre presente, o companheiro de futebol, o professor. Foi, para mim, a fotografia que (entre muito poucas) mantenho no meu quarto. Está entre (as também poucas) presenças eternas que em mim guardo.

O Pd. Acácio não é o senhor desta foto, mas podia perfeitamente ser. O Pd. Acácio é grande, tem uma mala azul e um chapéu. Espera por nós na entrada dos claustros e apanha-me sempre no regresso do Colégio, com o meu Padrinho ou com a minha Avó.
O Pd. Acácio é do Belenenses e o meu irmão também. O Pd. Acácio zanga-se comigo por causa do meu (conhecido) bom feitio e ensina-me que sempre “devo ser pequenina”. Tenho (religiosamente) comigo o seu dicionário de Grego porque a proximidade se faz também de pequenas coisas.

O Pd. Acácio é um dos meus maiores exemplos e umas das estrelas que sinto, noite após noite, brilharem para mim. Fazem falta Homens assim. Que se entreguem e sejam a verdadeira dádiva e simplicidade. Fazem falta Homens capazes de construir e construir-se e dar e dar-se. Fazem falta Homens de Fé, com sólidas raízes e ligação a outros homens.

O Pd. Acácio faz falta. O Pd. Acácio faz-me (muita) falta.

Comentários

Mensagens populares